Língua roxa, por quê?
De origem genética, a coloração escura na língua dos cães da raça está relacionada ao depósito de melanina.
Se você é apaixonado por cachorros e curiosidades, provavelmente sabe que cães chow chow de raça pura têm a língua roxa. Essa é apenas mais uma das peculiaridades do animal, que também apresenta uma pelagem densa e vistosa, com uma aparência que lembra a de um leão.
Quem vê a língua, porém, pode achar que se trata de um problema de saúde, visto que a coloração não é comum a todos os cachorros. No entanto, é uma característica frequente e livre de perigos para a raça, pois tem origem genética.
"A descendência de mamíferos que geraram o chow chow muito provavelmente tinha essa característica, que foi escolhida fielmente por aqueles que criavam a raça. Foi algo selecionado intencionalmente: as pessoas queriam que esse atributo se perpetuasse", explica Danilo Aires Chiminelli Júnior, médico-veterinário e professor de clínica médica de pequenos animais na UniAvan.
A língua roxa, inclusive, é um dos critérios de classificação da pureza do animal. Muitos canis e federações de cinofilia não categorizam o cachorro como puro se não apresentar essa particularidade.
Os Chow Chows nascem com a língua rosada, que vai escurecendo até se tornar arroxeada ou azulada a partir das 8 semanas de vida.